Recorde Mundial

Home | Recorde Mundial | Grandes exemplares | No Clube Naval | Suporte documental | Contacto

Aqui vemos o exemplar da garoupa gigante do Índico «Promicrops Lauceolatus», pescada no Clube Naval de Lourenço Marques a 26 de Março de 1955, da qual resultou o 1º recorde mundial de Pesca Desportiva para Moçambique. Apesar deste feito, esta não foi das maiores garoupas pescadas pelo Pai Mendonça.

 

Os regulamentos da IGFA determinam que, desde a altura em que o peixe é enferrado até ao momento de ser puxado à altura do embicheiramento, não é permitido senão ao pescador tocar na cana ou na linha ou ainda de receber qualquer auxílio, o que a verificar-se, implica em desclassificação.

 

Com um comprimento de 1,85 mtrs, a garoupa pesava 226 libras (102 kgs), contra as 203 libras (92 kgs), que estava registada como recorde.

 

Na inclusão deste recorde, foi determinado que o mesmo ficasse pertencendo a uma linha de resistência não inferior a 80 lbs nem superior a 130 lbs. Uma vez que a linha utilizada na captura e submetida ao teste ser de 108 lbs, o recorde foi naturalmente homologado.

 

Quarenta minutos... foi o tempo de luta travado entre pescador e peixe.

site_recorde.jpg

Junto encontra-se a notificação emitida pela IGFA, certificando que o teste feito à linha utilizada na pesca da garoupa gigante detém o recorde de 130 libras. Informa igualmente que em breve irá ser enviado o respectivo certificado.

 

nota: como curiosidade, fazia parte da vice-presidência na altura, o conhecido escritor Ernest Hemingway conforme pode ser observado no documento.

site_recorde_igfa.jpg